segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Maratona de Sevilha

A Maratona sempre foi uma prova que me despertou interesse desde muito cedo, talvez por crescer a ver atletas Portugueses a ganharem medalhas Olímpicas ou então pela história em que a prova foi inspirada na sua origem nos primeiros jogos olímpicos ou mesmo pelo facto de ver aqueles magricelas a “voarem” ao longo de toda aquela distância, algo que achava sobre-humano e que me prendia sempre á TV.

Quando á cerca de 2 anos comecei a dar umas corridas e não conseguia correr 1km de seguida, já mais poderia imaginar que um dia seria a minha vez de tentar tal feito.

Mais tarde, em 2012, quando entrei para a equipa de triatlo do CNCVG tive a oportunidade e o privilégio de conhecer atletas que já tinham feito várias Maratonas e com tempos brutais, para atletas “Amadores”, como por exemplo o Mister Fernando Carmo com 2h38m ou o Major CMDT Paulo Lamego com 2h55m entre outros com registos acima das 3h mas que não envergonham ninguém e que na altura achava impensável eu alcançar.

Nos últimos 4 meses cumpri um planeamento de treino específico para a Maratona com vista a estrear-me na distância mítica na prova de Sevilha, com um tempo o mais competitivo possível. Foram 16 semanas de trabalho árduo e muito sofrimento, semanas de bastante sacrifício tanto a nível pessoal como físico e psicológico. Tentei cumprir o plano da melhor maneira e ouvir os conselhos dos “Gurus” para aprender o mais possível. Planeei a prova ao nível da alimentação e hidratação e do ritmo (Marathon Pace) que iria tentar cumprir, sabia das dificuldades que ia encontrar e dos condicionalismos que os meus 1,90m de altura e 86kg de peso me iriam trazer nesta distancia mas mesmo assim decidi arriscar e em conjunto com o Mister decidimos que o meu MP seria 4:15min/km o que se viria a revelar demasiado ambicioso.

Em relação á prova, comecei bastante nervoso e nos primeiros 2km´s tive alguma dificuldade em estabilizar por causa da dor de burro que me apareceu assim que arranquei, mas, concentrei-me, controlei-me e consegui encaixar no ritmo pretendido, passei aos 21km bastante confortável com 1h31m, e aos 30km passei com 2h10, mais ou menos dentro dos tempos que estavam previstos.

Foi nesse momento que senti um arrepio a descer da nuca pela espinha a baixo e percebi que o “Homem da marreta” não me tinha perdoado, as cãibras começaram nessa altura e ainda tinha 12km pela frente. A marretada foi tão grande que comecei a entrar em perda e o ritmo subiu para os 5:00min/km. Foram 12km bastantes duros mas os últimos 2km foram de pura agonia. O meu bom senso dizia-me para eu parar mas não podia desistir tão perto da meta e com o estádio já no horizonte, nessa altura só conseguia pensar “…eu tenho de chegar ali…”, as dores eram insuportáveis e nem sei muito bem como cheguei ao final!

Quando entrei no estádio as lagrimas já me corriam pela cara abaixo e não eram lagrimas de emoção …eram lagrimas de dor e sofrimento! Sei que estava muita gente no estádio a ver a chegada mas sinceramente não consegui desfrutar do momento. Estava completamente abalado!

Assim que passei a linha de meta e já no meio da confusão da chegada encontrei o meu companheiro de equipa Ricardo Silva e estive durante alguns minutos a chorar como um menino sem conseguir dizer uma palavra. Eu sabia que iria ter momentos difíceis durante a prova, e fui sempre á espera que eles surgissem, mas não sabia que iria doer assim tanto! Foi sem dúvida o maior empeno de toda a minha vida!!

Mas o mais importante é que terminei a prova, não desisti no momento mais difícil e dei o litro desde o início, sem medo do que iria encontrar mais á frente. Terminei a prova com o tempo final de 3h16´06”,com média de 4:37min/km, na posição 1231º em mais de 7000 atletas por isso só posso estar orgulhoso do meu desempenho.

Tenho de agradecer publicamente á minha família mais propriamente á minha mulher e filhos por acreditarem em mim e por todo o apoio e compreensão (Estiveram sempre no meu pensamento!), ao meu Mister Fernando Carmo por me ajudar a tornar os meus sonhos em realidade e por toda a sua disponibilidade para me aconselhar e ajudar sempre que preciso e ao Ricardo Silva por me ter apoiado naquele momento tão complicado.

Agora é descansar e recuperar durante esta semana para na próxima semana começar a preparação da época 2013 de Triatlo com um grande objetivo em mente que será o Iberman Triathlon-distancia IRONMAN que se irá realizar a 5 de Outubro do presente ano em Huelva-Espanha, e na qual já estou inscrito!!
Deixo aqui o registo do meu Garmin: http://connect.garmin.com/activity/277501344

2 comentários:

  1. João, és enorme!!! Grande sacrifício para um grande feito!

    Covas.

    ResponderEliminar