terça-feira, 9 de outubro de 2012

A época de Triatlo 2012 chegou ao fim…


Pois é, chegou ao fim a minha 1ª época de Triatlo e o balanço a nível individual é bastante positivo e animador.


Os objectivos que tracei no inicio da época vieram a revelar-se demasiado “Pequenos” para as minha reais capacidades, talvez por não ter o mínimo de noção do esforço e dedicação que este desporto combinado exige mas também por não acreditar que tivesse a capacidade física e psicológica necessária para o enfrentar.
Sei que fui pouco ambicioso mas como não tinha a noção de onde me estava a meter, preferi ir dando passos pequenos e consistentes, treinar afincadamente e ir testando os meus limites.

Com a entrada para a equipa de Triatlo do Colégio Vasco da Gama deu para perceber o nível de outros atletas, alguns com a experiência de 20 anos ou até mais, outros com menos anos mas também com grandes níveis de físicos e grandes desempenhos. Tinha realmente de me dedicar e treinar a serio se quisesse um dia ambicionar chegar perto desses níveis, pois na realidade estava a anos-luz deles e era possivelmente o único elemento do grupo que nunca tinha tido qualquer contacto com alguma das disciplinas (natação, ciclismo e corrida)
Foi o que fiz!

Comecei “a dar no osso”, a cumprir os planos de treino que o Mister Carmo nos passava. Treinar duas vezes por dia de 2ª a sábado e aos domingos Provas ou treinos longos de ciclismo, isso durante cerca de 5 meses. Os níveis de confiança começaram a aumentar e naturalmente fui subindo a parada e fui fazendo provas cada vez maiores acabando por experimentar e concluir, com tempos até bastante aceitáveis para um “maçarico”, todas as distâncias das provas de Triatlo e Duatlo em Portugal, Sprint, Olímpicos e Longos (Half-Ironman).

Se posso destacar um momento como o expoente máximo da minha época, e que já mais irei esquecer, é sem dúvida o Triatlo Longo de S. Jacinto (Aveiro). Tinha pela frente 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida. Era algo que alguns meses antes eu não tinha planeado e que até pensava que fosse impossível de conseguir! Fazer uma prova nesta distância requer realmente muito treino e dedicação mas acima de tudo requer espírito de sofrimento e força mental. Demorei 5h21m a concluir a prova e quando cruzei a linha de meta só não chorei porque como é óbvio um homem não chora! É claro que não ganhei nada a não ser um valente empeno e uma T-shirt ranhosa com uma estampagem alusiva á prova que agora, orgulhosamente, visto com grande vaidade. Parece pouco? Para alguém que 1 ano e meio antes não conseguia correr mais que 10 minutos seguidos era sem dúvida uma grande vitória e acima de tudo era um sentimento de recompensa de todo o esforço e dedicação que tinha tido durante esse tempo, dos sacrifícios feitos para ter tempo para treinar, trabalhar e cuidar da família e acima de tudo um sentimento de que tudo é possível quando acreditamos em nós e trabalhamos para tal.
Parque de transição Triatlo Longo de S.Jacinto

Também houve pessoas que marcaram este ano, entre elas gostava de destacar o Mister Fernando Carmo que é uma excelente pessoa, um excelente atleta e um grande treinador, sempre disponível para ajudar e sempre com uma palavra motivadora no momento certo. Sem dúvida é um exemplo para mim! Destaque também para o meu rival da “palmadinha”, companheiro de guerra e grande amigo, Luís Santos, com um percurso na modalidade em tudo parecido com o meu e que também trabalhou e lutou bastante nesta época. E outros como o Gomes, o Barbosa, o Machado, o Lamego, o Vicente, o Dassilva, o Serôdio, o Gonçalves, o Rainho… com quem tive o privilégio e a sorte de partilhar provas, treinos e aprender ao longo deste ano. Não posso esquecer de fazer também referência á nossa “Paparazzi” de serviço a “Grande” Rita Ramos, obrigado pelas belas fotos, apesar de que com tanta beleza junta dos maramanjos  do CVG não seja difícil fazer magia com a objetiva.

Alguns dos marmanjos do CVG...

Para o ano há mais Triatlo, agora é tempo de começar a treinar para a Maratona de Sevilha ou para uma outra qualquer pois era outro objetivo que tinha traçado para esta época…fazer uma Maratona e se possível perto das 3h30, já com o pensamento no IronMan em 2013!

1 comentário: