domingo, 7 de outubro de 2012

Sangue, suor e…muitas feridas!!!


 
Como tinha prometido, aqui fica o relato de mais um dia de prova:

O dia começou com um belo sol a brilhar, a água estava com uma temperatura muito agradável para esta altura do ano, o pessoal bem-disposto, enfim, adivinhava-se um grande dia de triatlo em Lisboa.
Ao meio dia suou a buzina e estava dada a partida de mais um Triatlo Olímpico para o meu currículo. Parti descontraído e no meio da confusão habitual mas como o objetivo para hoje era apenas disfrutar da prova não me preocupei muito com o facto de ter ficado um pouco para trás. Dei as duas voltas ao percurso, que completavam os 1500m do segmento de natação, olhei para o relógio e para meu espanto vi que tinha batido o meu record na distância, 27m30seg, ou seja tinha melhorado exatamente 3min em relação a o meu melhor tempo.
Fiz uma boa transição para a Bike e apanhei logo á saída do Parque de transição o meu companheiro de equipa Gonçalo Vicente. Fizemos as 3 primeiras voltas (eram 5 voltas no total) do segmento de ciclismo inseridos num pequeno grupo e a deixar para trás alguns atletas que não iam conseguindo acompanhar o ritmo. Quando fizemos o retorno para a quarta volta já tinha-mos sido apanhados por um grupo maior, o que deu origem a um pequeno pelotão ai de 30 unidades, e nesse momento o Luís Santos já se tinha juntado a nós. No retorno perdi um pouco o contacto com o grupo mas consegui apanha-los um pouco mais á frente ficando na parte de trás do pelotão, comecei a chegar-me á frente e é nesse momento que se dá a “tragédia”…
Alguém que seguia á minha frente no grupo lembrou-se de travar e mudar de direção de repente e… varreu-me literalmente! Fui de rojo pelo alcatrão e ainda levei 2 atletas comigo que seguiam logo atrás de mim. Conclusão, fiquei que nem um Cristo, com varias escoriações em todo o lado direito do corpo, parti o capacete todo, o relógio e ainda rasguei o fato, alem disso umas pequenas mazelas na Bike.
No meu pouco tempo de experiência na modalidade já deu para perceber que o ciclismo é o momento mais arriscado da prova e aquele em que além do esforço físico temos de estar concentrados ao máximo e seguir regras básicas de andar em pelotão pois corremos o risco de ter ou causar um acidente.
Pois bem, sendo assim, quando seguimos em pelotão não podemos travar ou mudar de direção de repente…REGRA BÁSICA! Não quero estar aqui a arranjar culpados mas o que é certo, é que na prova de hoje deram-se vários acidentes por azelhice alheia, que o diga também o Gomes e o Barbosa, ambos da minha equipa que também se viram envolvidos em acidentes mas felizmente sem males maiores.
Deixo aqui o meu pedido de desculpas (embora não tenha tido culpa nenhuma…) aos 2 atletas que caíram comigo e espero que recuperem bem e depressa.
Um muito obrigado aos meus companheiros do CVG pelo apoio e pela preocupação demonstrada no momento, muitos parabéns também a todos pelos excelentes resultados.
Um abraço também ao meu amigo Pedro Santos que infelizmente teve de desistir devido a uma lesão mas como grande atleta que é irá ter mais oportunidades de fazer boas prestações na distância.

Quanto a mim, estou bem, bastante dorido, cheio de pensos e ligaduras por todo o lado mas feliz com a excelente época que tive e que terminou hoje…agora é tempo de recuperar, continuar a treinar e para o ano há mais!!!
 
(Fotos: Rita Ramos)

Sem comentários:

Enviar um comentário